segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Use e divulgue o Open Document Format (ODF)

Motivado por criticas construtivas feitas por pessoas que viram meu post sobre Linux disponibilizando uma apresentação em PPT, resolvi criar este post bem básico, sobre ODF. Espero que colabore para que leigos conheçam o padrão e ajude na sua adoção. Desde já estou aberto a críticas e sugestões. Boa leitura!!!

Cada vez mais nós (governos, contribuintes, empresas, etc) estamos deixando de armazenar documentos em papel e armazenando em meio eletrônico. Isso é fato. O grande problema que surge neste contexto, é que a forma que uma pessoa armazenou o dado, pode não ser acessível para outro devido ao seu formato. Hoje estamos numa situação como ilustra a figura abaixo:


today.jpg



Documentos sendo criados pelo aplicativo X, só são lidos pelo aplicativo X, documentos criados pelo aplicativo Y, só são lidos pelo aplicativo Y. Se o governo trabalha com o aplicativo X, e você retira este documento do governo, logo tem que ter o aplicativo X para poder abrir o mesmo!

Outra situação é, se o fabricante do aplicativo X efetua uma atualização nele. Os documentos criados a partir dos aplicativos atualizados, podem não ser abertos por todos que tem a versão não atualizada do aplicativo X, sendo assim, serão forçados a gastar dinheiro e tempo com a atualização do mesmo.

Tendo em vista esta situação, por que não criarmos um padrão único que possa ser aberto e alterado por todas as aplicações do mercado? Eis que surge o ODF!

Open Document Format (ODF)

O Open Document Format, é uma especificação desenvolvida pelo comitê técnico Open Office XML da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standars) baseada em XML, que, pode ser utilizada para criarmos o contexto ideal ilustrado pela figura abaixo:

tomorrow.jpg



Dessa forma, não dependemos mais de nenhum fabricante ou do software que alguém utiliza para podermos trabalhar com um documento. Qualquer aplicativo compatível com a especificação do ODF vai ser capaz de manipular documentos neste padrão.

Uma relação entre as extensões dos documentos salvos em aplicativos MS com os documentos salvos em ODF é:














docodt
xlsods
pptod

Então, uma apresentação salva num aplicativo compatível com a especificação ODF, vai ter a extensão ODP. Uma planilha salva no mesmo aplicativo, vai ter a extensão ODS, e finalmente um texto salvo, vai ter a extensão ODT. (P = Presentation, S=Spreadsheet e T= Text)

Mais detalhes sobre ODF podem ser obtidos aqui http://www.oasis-open.org/committees/tc_home.php?wg_abbrev=office#overview

A Infowester tem uma matéria bem detalhada sobre ODF aqui http://www.infowester.com/odf.php

Iniciativa para incentivar ODF

Uma ótima iniciativa no Brasil e no mundo é a Aliança ODF. Seu site em português é ODF Alliance no Brasil.

Esta Aliança “atua globalmente para educar os elaboradores de políticas, administradores de TI e o público em geral sobre os benefícios e oportunidades do OpenDocument Format, visando garantir que as informações, registros e documentos governamentais sejam completamente e nativamente accessíveis através de diversas plataforma e aplicações, mesmo quando a tecnologia muda.”

É muito legal divulgar este Link e cadastrar sua empresa na aliança, passando assim a utilizar ODF no seu dia a dia a fim de colaborar com a adoção de um formato único e não “caindo” nos problemas de incompatibilidade de documentação citadas no começo do post ou ainda ficando nas mãos de uma fornecedora.

Algo bem importante a ser citado é que empresas grandes incentivam ODF, dentre elas IBM, RedHat, Google, Sun, Novell, Oracle, etc.

Softwares para trabalhar com ODF


Como esperado, o Microsoft Office não salva documentos utilizando este padrão, portanto eu sugiro abaixo dois aplicativos, GRÁTIS, que trabalham com ODF e são ótimos!


O primeiro é o IBM Lotus Symphony, que agora em sua versão 3 está em português, seu site é http://symphony.lotus.com, tem um manual de instalação bem detalhado, eu utilizo ele.



O segundo é o Open Office, mais amplamente utilizado. Pode ser baixado de http://www.openoffice.org/.

O Open Office tem uma “localização” brasileira, é o BR-Office. Pode ser obtida aqui http://www.broffice.org/.

Mais...

Existe um outro formato, o OpenXML, que é uma proposta da ECMA(http://www.ecma-international.org/) e Microsoft, que “disputa” com o ODF para ser o padrão de mercado. Podemos encontrar facilmente em inúmeras páginas, pessoas fazendo uma guerra entre OpenXML e ODF e transformando isso em um IBM X Microsoft, algo que é totalmente errado. Meu escopo aqui não é falar sobre essa “batalha” e bem entrar em algo mais técnico, meu foco é simplesmente apresentar o padrão para leigos. Talvez futuramente eu escreva algo mais técnico com algum comparativo.

Uma ótima leitura, é um post do grande mestre Cézar Taurion em http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=odf_em_2008, ele fala sobre ODF e as perspectivas para 2008.

Outra pessoa que falou algo interessante sobre ODF é Avi Alkalay, seu blog: http://avi.alkalay.net/2007/12/odf-ooxml-liberdade-de-escolha.html

Então é isso! Espero ter esclarecido um pouco e dado alguns pontos de referência.

Agora, use e divulgue o ODF! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário