segunda-feira, 2 de junho de 2008

Utilizando o Starting Weight no WebSphere

Muitas vezes vamos fazer o deploy de um novo release de uma aplicação em um servidor de aplicações, e para fazer isso, simplesmente sobrescrevemos a aplicação anterior.

Poucas pessoas sabem que o WebSphere tem um recurso que nos permite instalar a nova versão da aplicação sem remover a versão antiga.

O recurso é chamado Starting Weight, ou seja, peso de inicialização.

Eu sugiro uma boa prática em nossos processos de deploy: Ao fazer o deploy de um novo release para sua aplicação, você deve dar um nome diferente a ela, por exemplo: "Aplicacao_X_release_2", e setar o stating weight para 1, como na figura:

Utilizando o Starting Weight no WebSphere

Após isso, devemos ir no release anterior, e setar o starting weight para algo maior que um.

Assim, reiniciamos o servidor de aplicação, e quando ele iniciar, vai levantar a aplicação com o menor peso, pois ao tentar levantar a aplicação com o peso maior, o servidor vai verificar que o context root já está em uso por outra aplicação.

Esta é uma ótima prática para evitarmos operações de rollback demoradas. Se tivermos algum problema no novo release, podemos simplesmente fazer a troca de pesos, ou seja, colocar 1 no release mais antigo e 100 no novo release, assim, reiniciar o servidor de aplicação, e o mesmo, iniciará o antigo release, sem problemas!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário