
Eles implementaram o Wiki com a idéia de ter mais um canal de suporte para os clientes e um canal que poderia ser auto alimentado pelos próprios clientes.
Quando lançaram o Wiki, cometeram um erro documentado em vários artigos do livro que o Wilson nos passou. Eles lançaram o wiki sem nenhum conteúdo, portanto, a princípio, os cliente até criaram contas, logaram uma vez e nunca mais voltaram.
Então eles viram que deveriam alimentar um pouco o wiki, então o departamento de suporte, começou a colocar conteúdo do tipo "Se tenho o problema X, como faço para resolver.", e assim por diante.
Nesse ponto, foi feita uma nova divulgação do Wiki para os clientes.
Ai começou o problema. Os cliente começaram a entrar no Wiki, mas somente para postar perguntas para o suporte/comunidade mantenedora.
Eles perceberam que os clientes jamais se davam ao trabalho de pesquisar no wiki se sua dúvida ja havia sido respondida, isso criou inúmeras entradas da mesma pergunta.
O suporte da empresa começou a ter que dedicar muito tempo para resolver os problemas dos clientes via WIKI.
O cliente, espertamente (para o lado dele), parou de utilizar o suporte oficial (pago), e começou a utilizar somente o Wiki, fazendo o lucro da empresa com suporte diminuir.
Ainda mais, o cliente começou a reclamar se as respostas no wiki não vinham! O suporte começou a ficar atolado de trabalho para o Wiki, pensaram até em contratar uma pessoa para manter o wiki.
Moral da história: Fecharam o wiki menos de 6 meses depois de sua implementação.
Enfim, achei legal compartilhar os pontos que levantei a partir dessa conversa! Vemos muitas falhas de planejamento, mas tem algo que me chama a atenção: as empresas brasileiras estão prontas para este tipo de relacionamento?
Em minha humilde opinião, as empresas que lançam Blogs, Wikis, etc, devem deixar claro o papel do mesmo, limitando a ação do usuário no sentido de dar liberdade para explorar o que está no espaço virtual, sem poder se estender e ficar por exemplo, exigindo respostas ou algo nesse sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário