terça-feira, 23 de setembro de 2008

Entrevista por telefone... em inglês!

Hoje em dia é muito comum as pessoas fazerem entrevistas por telefone em inglês, ainda mais devido ao off-shore, ou seja, você está sendo entrevistado para trabalhar em um projeto com Americanos, Indianos, etc...

Muitas pessoas pedem dicas de como se preparar para a entrevista e como proceder na mesma. Pensei em algumas dicas preciosas ou mesmo, fatos que o entrevistado deve saber para que fique mais traquilo, então, espero que aproveite:

  1. Normalmente o entrevistador não espera que o candidato tenha um inglês fluente, mas que tenha coerência nas frases.

  2. Vai ser avaliado o perfil do canditado: Características, Pró-atividade, Interesse real em fazer parte da empresa e Probabilidade em se manter na empresa.

  3. Tenha uma "cola" em inglês nas mão. Esqueceu? Não sabe a resposta? Cole! No dia a dia o google vai te ajudar.

  4. Não minta ou enrole nas respostas. Se não sabe, diga a verdade.

  5. Se sabe a resposta, cite exemplos. Nunca fale somente: "sim, eu conheço a tecnologia X".

  6. Somente saia do foco da entrevista (para falar de clima, família, etc) se o entrevistador sair do foco, mas mesmo assim, se vier uma pergunta sobre o clima, responda brevemente, isso foi só um quebra gelo pois o entrevistador percebeu seu nervosismo.

  7. Se você não entendeu uma pergunta, não responda, peça para repitir. Se a qualidade da ligação estiver muito ruim, peça para fazer em outra hora. Isso acontece e vão entender muito bem desde que você deixe claro o problema.

  8. Apresente-se pronunciando claramente seu nome.

  9. Deixe bem claro seu nível de inglês, é legal começar a entrevista com algo do tipo: "First, sorry about my poor english, I'm taking some classes to improve my vocabulary, I can talk technicaly without problens, but I have some problems with casual english."

  10. Use um telefone fixo, e não um celular.

  11. Seja formal e educado utilizando as seguintes “palavras mágicas” (Please..., Nice to meet you..., Could you please..., Thank you, Excuse me, Sorry, Pardon?,I see..., Let me ...).

  12. Faça uma lista/glossário dos termos técnicos em pauta. Não esqueça que não pode pronunciar siglas em português.

  13. Esteja pronto a soletrar o seu nome, prepare-se para dizer datas e unidades de Medida no formato americano.


Fiquem a vontade para sugerir mais dicas. Fica ai uma tirinha do Dilbert para descontrair:



Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário