quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Não chateie seu Networking

Networking: na definição que nos interessa, significa contatos. Ter um bom contato alocado em uma boa empresa ou ainda no lugar certo e na hora certa pode trazer muitos benefícios para as pessoas.

O grande problema é que algumas pessoas não sabem utilizar seu networking da forma correta, e cometem erros que podem abalar ou até dar fim a relação.

Com base em fatos que ocorrem/ocorreram comigo e com amigos, escrevi algumas dicas para serem utilizadas no relacionamento com seu contato, vamos lá:

(Novo) Faça uma auto análise antes de pedir algo: Esta eu pensei pois acabei de passar por N situações dessa forma. Publiquei uma notícia aqui no blog falando de vagas de emprego em Java para quem tem Inglês para conversação pelo menos no nível intermediário. Já recebi pelo menos 20 currículos, dos quais exatamente 12, não tem o mínimo conhecimento de Java e nem de inglês intermediário. Não peça algo (emprego, etc) sem estar preparado para isso. Pode ser duro, mas é a realidade. Eu ainda respondo as pessoas falando que preciso de melhor habilidades na tecnologia e no inglês, mas a maioria das pessoas simplesmente apaga o e-mail.

O contato não é bibliotecário: é muito, mas muito comum mesmo, as pessoas enviarem e-mail para seus contatos perguntando algo do tipo: "você sabe onde encontro material sobre X? Poderia me recomendar sites?". A não ser que X seja um tema estremamente novo e você realmente não encontrou NADA em lugar algum, e, seu contato realmente saiba o que é X, não faça isso. Para isso existe o Google. Com este tipo de atitude você pode facilmente passar a impressão de ser folgado e então passar a ser ignorado.

Contato não é psicólogo: acreditem, também é comum pessoas começarem a falar de seus problemas pessoais com o contato. Ficar falando que está nervoso para a entrevista que o contato te arrumou, é o fim da picada! Guarde suas emoções para você. Novamente, a não ser que o contato de liberdade para isso, não o faça. Você pode e deve falar sobe carreira, mas tem que tomar cuidados e saber o momento certo de tocar em certos assuntos. Algumas pessoas não gostam de falar sobre salário e do local onde trabalham, então, procure "conhecer" mais seu contato antes de entrar em certos assuntos.

Cobre sim, mas com moderação: seu contato lhe prometeu algo ontem, e ainda não enviou? Espere. Na maioria dos casos, um contato não tem obrigação nenhuma em relação as pessoas, então espere um pouco. Se a demora persistir, envie um e-mail, cobrando educadamente, agora, se começar a demorar muito mesmo, eu desistiria, a não ser que já exista um bom grau de intimidade, até sim, pode pegar o telefone e cobrar.

Não recomende alguém que não vale a pena: Muitas vezes as pessoas encaminham contatos para o seu contato, na forma de indicação para alguma vaga. Tome muito cuidado com isso. Analise se quem você está recomendando vale realmente a pena. Se você indica alguem somente para "se livrar" dessa pessoa, pode arrumar um problema maior, que é seu contato ficar chateado com você.

Não inclua o e-mail do networking na sua lista de distribuição de piadas, contos, fotos, etc... A não ser que ele tenha lhe dado permissão para tal, mas leia a próxima dica antes.

Envie para o e-mail correto: Muitas pessoas costumam ter um e-mail profissional (da empresa) e um pessoal. É importante saber utilizar cada um deles no momento adequado. Quando for enviar a piada citada na dica acima, jamais envie par ao profissional.

Ainda sobre e-mail. Tenha bom senso: Participar de correntes para salvar a menininha doente, que recebe um dólar por cada e-mail enviado, é pura mentira, que sentido tem? Piorou se você incluir o e-mail do seu contato na lista. Piorou mais ainda se for o contato profissional. Acabou de piorar ainda se você incluiu ele como CC e não como cópia oculta! Cuidado com correntes! Você pode passar por idiota, no mínimo, participando de uma.

Se não tem sentido, não incomode: Nunce envie um e-mail sem sentido não solicitado, por exemplo, enviar um comentário sobre uma tecnologia X que foi lançada. Pense no que isso ai agregar para o contato. A não ser que seja realmente um tema de pesquisa do contato e que possa agregar algo. Enviar um e-mail só por enviar, não faz sentido. Mantenha suas opiniões no seu blog.

Pense bem antes de assumir um compromisso: Se assumir um compromisso com um contato, por exemplo, estiver disposto a entrar na empresa que ele está, cuidado para não desistir. Isso pode te queimar e queimar seu contato. Se assumir um compromisso, vá até o final.

Seja específico quando enviar e-mails: Nunca enviei um e-mail "do nada" para seu contato com seu currículo em anexo. Ele vai deletar o mesmo. Lembre-se, um contato não tem a mínima obrigação de se lembrar de você, então, apresente-se: "olá, conheci o senhor do dia da Santa Salvadora, e comentei que procuro um emprego na área por isso estou enviando meu currículo conforme solicitado............". Mesmo que não seja um currículo, deixe bem claro o motivo pelo qual está enviando o e-mail.

Agradeça: Saiba falar um muito obrigado para seu contato quando ele te ajudar em algo. Não custa nada e vai deixar ele feliz e mais motivado para ajudar você e outras pessoas. É de muito bom tom enviar um e-mail agradecendo por algo ou mesmo, postar um comentário no blog dele, uma recomendação no linkedin, etc. Agradecimentos tem muito valor, agradecimentos públicos, mais ainda.

Tempo é dinheiro: Por fim, pense em um contato como uma pessoa ocupada, que não tem todo o tempo do mundo para te ajudar, então seja sempre objetivo e tente "se responder" antes de perguntar. Muitas vezes, com um pouquinho de reflexão sobre sua pergunta, você mesmo a responde.

Enjoy!

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