sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Técnicas de programação defensiva I

Continuando os posts sobre programação defensiva, vou falar neste post e em próximos posts sobre técnicas de programação defensiva. Para dar início vamos a primeira técnica:

Empregue sempre um estilo de codificação

Primeiro: O que é um estilo de codificação? Podemos resumir a ópera dizendo que um estilo de programação é a forma como a qual você escreve seu código fonte, por exemplo quantos espaços você dá para começar a escrever o código e quantos espaços você dá quando está dentro de um loop, ou seja, edentação. Outros exemplos podem ser nomenclatura de variáveis, de métodos, classes, comentários, etc.

É importante que você tenha um estilo e o siga em TODOS seus programas, mais importante ainda é que sua equipe siga o mesmo estilo. Quando você inicia em um projeto, a primeira pergunta para o líder do mesmo deve ser: nós temos algum documento com nosso estilo de programação? Se a resposta for sim, você DEVE seguir o mesmo. Se o projeto não tiver um documento com a especificação de estilo, crie um e o siga, proponha para o time que o siga.

Por que ter um estilo?

Imagine que você trabalhe em uma equipe de N desenvolvedores e cada um programa de uma forma. Não vai ser muito mais complicado entender o código fonte de uma pessoa que não segue padrão algum? Você não ganharia tempo lendo um código bem edentado, comentado, com nomes padronizados e dessa forma não conseguiria produzir um código melhor? É possível enumerar outros benefícios, mas pelo menos no meu ponto de vista, esse é o maior benefício: o ganho na facilidade em entender um código fonte alheio ou até mesmo um código fonte que nós mesmos produzimos a muito tempo.

Para finalizar, um pequeno exemplo de estilo pode ser:

Todo if, else, for, etc, deve ter um '{' e '}' correspondente abaixo das instruções tal como no modelo abaixo:
if (msg == null)
{
msg = "TEST";

}

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário