quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A escolha de um tema para o TCC

Vários estudantes nos perguntam (para profisionais que conheço aqui na IBM e de outras empresas) sobre temas para TCC, ou seja, para seus trabalhos de conclusão de curso. Não podemos responder simplesmente falando: Utilize o tema X. Essa resposta é bem pessoal e deve haver uma reflexão sobre algumas perguntas antes da decisão.

Normalmente, cursos de TI exigem que o aluno escreva uma monografia para concluir seu curso. Alguns também exigem que o aluno implemente algum software.

É uma ótima oportunidade então para que o aluno faça alguma coisa produtiva, que agregue ao seu currículo. Porém, vemos muitos alunos fazendo coisas que não tem o mínimo sentido.

É claro que vários alunos fazem o TCC somente "para passar", pois estão interessados no diploma. Mas esses serão filtrados no mercado de trabalho. A questão aqui é para quem quer realmente fazer algo legal.

Muitos alunos são mal influenciados por professores a criarem material sobre temas que praticamente não vão agregar nada para o mesmo, mas que vão agregar para o professor em seu doutorado, mestrado, etc. Eu e meus colegas já vimos muito professor "usando" alunos bons para fazer pesquisas para eles. Isso pode gerar alguma polêmica, mas é fato. Então, aluno, cuidado com seus professores, não deixem que eles, nem ninguem, decida qual vai ser o tema de seu TCC.

Para escolher o tema você deve fazer uma lição de futurologia. Deve pensar: "O que vou fazer quando terminar meu curso?"

Se a resposta for "quero seguir carreira científica", então passe longe de temas convencionais tais como desenvolvimento de softwares de controle de estoque. Vá pesquisar e implementar algo que tenha relação com as linhas de pesquisa dos locais nos quais você quer tentar um mestrado, pós, etc. Não inicie uma pesquisa qualquer. Veja as opções de carreira científica que você se interessa, e se aprofunde nela. Na análise de seu currículo para um mestrado, isso vai contar muito.

Se a resposta for "quero ser alocado no mercado de trabalho", então, pense na próxima pergunta: "Com que tecnologia quero trabalhar?". Com a resposta em mãos, desenvolva algo que utilize essa tecnologia. Porém, esteja atento, paixão não paga as contas. Mesmo que seja apaixonado por um tema, verifique se existem vagas no mercado de trabalho nesse tema, se não existir, quem sabe é o caso e procurar outro tema?

Enfim, a moral da história é que a escolha de um tema para seu TCC deriva totalmente da resposta à pergunta: "Qual tema vai me permitir capitalizar mais?"

Não perca seu tempo com um tema que não vai permitir você capitalizar, ou seja, ganhar dinheiro!

Mais sobre TCC aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário