quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que é SOA?

SOA quer dizer Service Oriented Architecture, ou em português, Arquitetura Orientada a Serviços,  é uma forma de se especificar e desenvolver sistemas nas quais suas principais funcionalidades são vistas como Serviços.

Um serviço é uma função qualquer de nosso sistema que é disponível para qualquer parte do mesmo sistema e para todos os outros sistemas, funcionando assim, de forma independente de qualquer sistema. Um serviço normalmente fica "rodando" num determinado servidor, esperando (ouvindo) por requisições.

SOA é largamente utilizada em projetos de integração, onde temos N sistemas em uma empresa  e queremos que estes sistemas "conversem" (não necessariamente em uma empresa, podemos querem que sistemas de empresas distintas conversem). Normalmente, um sistema X não tem acesso aos dados do sistema Y, então, o sistema Y deve disponibilizar um serviço, implementado como um Web Service normalmente, que vai poder ser acessado e disponibilizará os dados para o sistema X.

O arquiteto dessa integração, deve então definir como será feita esta comunicação, como será a solicitação e a resposta, e criando padrões que ambos sistemas entenderão.

Muito superficialmente, esta é a idéia sobre o que ó SOA! Logo vou postar um artigo bem simples sobre como desenvolver um serviço e o testar!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário