sexta-feira, 26 de junho de 2009

CLT x PJ

CLT x PJHoje em dia no mercado de TI (nem só TI, mas TI principalmente), existem várias maneiras de contratação, das quais eu destaco as mais utilizadas:

  • CLT: Registrado com carteira de trabalho assinada, férias, etc

  • PJ: Pessoa Jurídica, na qual o profissional tem que abrir uma empresa e vira um prestador de serviço.


Existem variações da CLT, como a tal de CLT Flex, na qual o funcionário é registrado por um valor menor e recebe o resto legalmente "por fora". No meu ponto de vista, estas variações são piadas de mal gosto...

O objetivo deste post é comparar brevemente CLT e PJ.

Em síntese, um profissional registrado como CLT tem todos os direitos previstos na legislação brasileira, tais como 13, férias, FGTS, etc. Porém ele paga uma alta carga tributária e o valor líquido que ele recebe é menor que o valor bruto, ou seja, o registrado em carteira. Um profissional registrado por 5000 reais, recebe aproximadamente 4100.
Um profissional que presta serviço através de sua empresa (PJ), tem por características pagar menos impostos e ter menos benefícios, portanto, o valor líquido que ele pega em mãos, é muito maior, além disso, as empresas que contratam um profissional PJ, tem um custo muito menos para manter o "funcionário", portanto, podem pagar mais pelo seu trabalho.

Colocando isso em números para podermos comparar as duas modalidades de contratação, vamos a um exemplo abaixo:

  • Profissional CLT registrado por 4500 reais.

  • Profissional PJ com o valor hora de 50 reais calculando um mês de 168 horas. (50 * 168 = 8400) - Este valor hora é de um programador Java Sênior, mas podem haver variações.


Para calcularmos o real salário do funcionário CLT, não basta somente verificar o valor que ele recebe líquido, temos que colocar todos os benefícios na equação, alguns exemplos são:

3600 - Valor líquido ao fim do mês
400 - INSS (este valor retorna algum dia na aposentadoria)
300 - 13 (valor do 13 dividido por 12)
300 - 14 (algumas empresas tem 14 ou ainda participação nos lucros, é a mesma conta que para o 13)
1000 - Plano de saúde executivo familiar (profissional + esposa + filhos - eu cotei este plano na Amil)
250 - Ticket refeição
250 - Vale transporte
...

Os benefícios variam de empresa para empresa, então esta conta é bem pessoal, acima eu citei alguns exemplos comuns, baseado nestes exemplos, podemos dizer que o salario do profissional CLT é então:

3600 + 2500 = 6100

Agora, calculando o valor do profissional PJ, temos 50 * 168 = 8400 (este valor também pode variar com adição de horas extras, mas NUNCA se deve levar em consideração este fator, nem para calcular o salário do CLT).

Em cima deste valor de 8400, o profissional vai pagar aproximadamente 15% de impostos/escritório/etc, é um valor alto, mas a média é entre 10 a 15% mesmo, para fazermos estas contas, sempre devemos chutar alto.

Descontados os 15%, o PJ tem ao final do mês 7140 reais na mão. Agora veja que o PJ não tem NENHUM dos benefícios do CLT, então este valor dos benefícios deve ser descontado do PJ:
7140 - 2500 = 4640

Agora destes 4640, descontamos o salário líquido do CLT (3600), que vai dar uma diferença de 1040.

Aí vamos para a conclusão:

Existem N fatores que podem entrar nesta equação, o CLT pode ter mais ou menos benefícios, o PJ pode ter algum benefício também, porém em geral, O CLT tem que considerar que tem férias, licenças (maternidade, doença, seguro desemprego, etc)FGTS, etc.. enquanto o PJ não tem NADA disso, se ele quiser o benefício, vai ter que pagar de seu próprio bolso.

Outro fator que muitas pessoas consideram é a estabilidade do CLT. Para uma empresa mandar um profissional PJ "embora", é muito mais prático e não tem custo algum, agora para mandar um CLT, é caro! Ela sempre vai preferir mandar o PJ para a rua! Eu não levaria em consideração este fator na área de TI se você for um bom profissional (bom CV, falar inglês, etc), pois o mercado é aquecido e não faltam vagas para o bom profissional.

O PJ normalmente não tem plano de carreira, o CLT costuma ter. Algumas empresas também pagam cursos para os profissionais CLT, e isso tem seu valor e tem que entrar na conta.

Por outro lado, o PJ pode se matar de trabalhar, fazer horas extras irreais, e recebera por isso, um CLT, esta limitado legalmente em seu numero de horas.

Para abrir uma empresa para prestar serviço como PJ, você vai ter um custo, e para fechar a empresa também, o CLT não tem custo algum (só o da foto 3x4 :-) ).

Se um PJ falta do trabalho, o problema é dele, normalmente até com atestado médico... Se o CLT falta, com atestado, ele recebe normalmente!

Agora, se me perguntarem, qual minha preferencia, eu diria categoricamente: CLT.

O valor PJ tem que ser muito, muito alto mesmo para justificar uma migração para o mesmo. Tem que dar dinheiro para pagar todos os benefícios do CLT e sobrar.

Enfim, ao analisar uma proposta, coloque TODOS os fatores na ponta do lápis e não tome uma decisão precipitada, as vezes a grana a mais que vai entrar como PJ, pode não valer a pena!

Espero que este tópico tenha sido útil para você.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário