quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ripando e Gerando DVDs no Linux

Não sou um profissional da área de edição de vídeo, porém, como todo bom pai de família (minha filha nasceu em 30/01/2010), tenho a obrigação de aprender a fazer o mínimo! :-)

No caso, eu tinha uns 10 DVDs com os ultra-sons gravados, cada um com uns 10 a 15 minutos de vídeo, e por questões de espaço/simplicidade no manuseio, quero ripar todos os 10 DVDs e criar só um.

Para o processo de "ripagem", utilizei um software chamado Handbrake, que é simples e vai direto ao ponto: você escolhe o source (DVD) e clica num botão START. Pronto, ele gera um arquivo MP4 com todo o conteúdo do DVD. Você também pode excluir algum capítulo, capturar só o som/vídeo, definir qualidade, formatos e algumas outras opções simples.

Feito isso, tive a necessidade de "cortar" alguns vídeo que ficaram grandes, pois a enfermeira no momento do ultrasom deu o "REC" 5 minutos antes do médico iniciar o procedimento, dessa forma, eu cortei este tempo com um software chamado OpenShot , que também é simples e vai direto ao ponto. Para a mesma finalidade o Linux também conta com o Kino.




Eu também fiz um slide show com fotos e criei um vídeo com os mesmo, simples e rápido, com o programa Imagination


Neste ponto eu tinha 10 vídeos prontos, agora queria gerar um DVD, bonitinho, com menu, musiquinhas e tudo o mais. Encontrei outro software magnífico de tão simples e fácil de usar chamado DVDStyler , com simples cliques do mouse, gerei um menu, com vídeo, botões animados e tudo o mais que gostaria de fazer, ai simplesmente cliquei no gravar DVD e voa-lá, minha superprodução estava pronta em menos de 1 hora!

Vale lembrar que eu utilizei o Ubuntu, e exceto o Handbrake (que tem um pacote para Ubuntu), os outros foram instalados com apt-get.

Enjoy!

Um comentário: