segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Show Desktop / Mostrar Desktop no KDE 4

Na ultima versão do meu KDE o botão / widget Show Desktop / Mostrar Desktop simplesmente sumiu. Já tentei algumas coisas para fazer o mesmo "voltar", mas pelo que li, removeram por algum motivo dessa versão do KDE.

Então, meu workaround foi criar um botão, vamos aos passos:
  • Crie um script onde achar conveniente com o seguinte conteúdo:
#!/bin/sh
target=on
if xprop -root  _NET_SHOWING_DESKTOP | fgrep '= 1' ; then
    target=off
fi
wmctrl -k ${target}
exit
  • Eu dei o nome de showDesktop.sh para o mesmo.
  • Instale o wmctrl (apt-get install wmctrl -> no ubuntu/debian)
  • Digite alt + f2 e entre com o comando: kmenuedit , você vai abrir o editor de menus do KDE.
  • Vá em utilitários ou onde achar mais conveniente e crie um novo item. Eu dei o nome de Mostrar Desktop e no comando coloquei o caminho para meu script, ex: /home/julianom/showDesktop.sh
  • Pronto, este atalho já deve fazer todas suas janelas serem minimizadas. Ai você pode o adicionar na barra "iniciar" do KDE.
  • Clicando com o botão direito no atalho, na aba aplicativo, em opções avançadas, desabilite "Habilitar retorno de Lançamento" e "colocar na área de notificação" se aplicável, dessa forma quando executar o comando, ele vai rodar rapidamente e nem aparecerá na barra de tarefas.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário