quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Reusabilidade de pesquisas na graduação de profissionais de TI

Reusabilidade de pesquisas na graduação de profissionais de TIAlgo que a um bom tempo constatei nas minhas visitas por faculdade e papos com alunos, e que vem me incomodando muito, é a falta de sincronização entre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com as pesquisas que já foram desenvolvidas na área de TI (acredito que não só em nossa área).

É comum ver professores solicitando pesquisas sobre determinados temas que já foram cansativamente explorados. É obvio que determinados temas, fazem parte da formação de um profissional, e devem ser pesquisados e re-pesquisados.

Muitos alunos tambem desperdiçam trabalhos de conclusão de curso(TCC) explorando temas que não vão agregar em nada, pois já foram muito explorados por outras pessoas.

Porém, existem temas que teriam evoluído imensuravelmente se os professores se dessem ao trabalho de utilizar o material de pesquisa já desenvolvido e pedissem para os alunos estenderem tal material, de inúmeras maneiras: aprofundando a pesquisa, criando novas utilidades, desenvolvendo documentação, implementando, etc.

Conceitos de "reusabilidade de pesquisa" parecem não fazer parte da comunidade acadêmica brasileira falando-se em formação de técnicos e bacharéis(a coisa muda pouco de figura falando-se em mestrados e doutorados).

A inovação vem da pesquisa. E não vamos inovar se ficarmos pesquisando o que já foi pesquisado. O índice de inovação das faculdades brasileiras é baixo se comparado ao de faculdades do BRIC. O número de patentes registradas é baixo!

Exitem N medidas para serem tomadas a fim de melhorar o índice de reutilização do conhecimento, as mais simples que pensei no momento são as citadas abaixo:

  • Sincronização entre as disciplinas de um curso.

  • Criação de um repositório de conhecimento, como um WIKI. Algo tão fácil de se implementar e que traz tanto resultado.

  • Colaboração com a Wikipédia.

  • Pesquisa na internet antes de propor temas para TCC ou aprovar temas que alunos sugerirem, o tema pode já estar cansativamente explorado.

  • Pesquisa na Internet antes antes de solicitar um trabalho para alunos.


A WEB 2.0 está ai, e vai ajudar muito neste modelo de reutilização de conhecimento! Cabe a faculdade, disciplinar os alunos em como utilizar este modelo, mas como vai disciplinar o aluno, se a própria faculdade não o usa?

Fala-se tanto em reusabilidade no desenvolvimento de aplicativos, e os ganhos com isso são notáveis, por que não implementar no aprendizado?

Professores e coordenadores, vamos fazer a roda girar, pois ela já foi inventada!

Conte comigo nesta empreitada!

Leitura recomendada: Post do Taurion sobre Exploração do Open Source

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