segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Profissionais de TI não conhecem a história da TI

Profissionais de TI não conhecem a história da TIAlgo que a muito tempo vem me incomodando é o fato de que os profissionais de TI não conhecem a história da TI, dessa forma, não conhecem os paradigmas a serem quebrados! Quando perguntamos a um médico sobre determinada vacina, certamente ele vai saber dizer quem foi o inventor e quando. Se perguntarmos para um Dentista sobre determinada técnica de implante, ele vai saber falar onde e quem inventou.

Experimente perguntar para um profissional de TI, algo do tipo "de onde vem a linguagem C?". Talvez o profissional saiba dizer que o primeiro computador foi o ENIAC, informação essa, muito controversa... parecido com a discussão irmão Wrigth e Santos Dumont.

Conhecer a história nos abre as portas para novos caminhos em nossas vidas. O paradigma dos macacos na jaula é uma história que mostra bem como surge um paradigma e o por que de conhecer os paradigmas pode nos fazer melhores. Para quem não conhece a história dos macacos e da jaula, ai vai:

"Como surge um Paradigma: Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No centro dela puseram uma escada e, sobre esta, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de porradas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Isso é um paradigma!"

Enfim, incomodado com os profissinais que não conhecem a história de TI, comecei a escrever hoje, uma série de apresentações nas quais pretendo mostrar de forma clara e de fácil entendimento não só para profissionais de TI, como a história se desenrolou. Minha idéia é divulgar esse material sob licenca GPL para que professores possam mostrar em sala de aula.

Assim que a primeira parte estiver 100%, ou seja, revista por algumas pessoas, vou disponibilizar aqui. Se você se interessa pelo tema, sua ajuda será bem vinda!

Vamos divulgar a história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário