quinta-feira, 27 de março de 2008

Exemplo de leitura de teclado em JAVA


Exemplo de leitura de teclado em JAVANas aulas de introdução a JAVA, normalmente os alunos criam classes e instanciam as mesmas, sem fazer uso de "informações digitadas pelo usuário". Os dados ficam estáticos nas classes, ou seja, as informações de um cliente por exemplo, são passadas na própria classe que cria o objeto cliente.




Dessa forma eu acredito que é mais difícil para um aluno visualizar o que está realmente acontecendo no programa. Quando eu passei a mostrar basicamente como se recebe dados do teclado, para ai sim, deixar o aluno realmente "imputar" dados em objetos, eles passam a entender melhor o processo por ser algo mais interativo.



Eles entendem que o "cliente X" está na posição 0 do vetor e o "cliente Y" está na posição um pois ele digitou o cliente X primeiro.



Para exemplificar o uso de teclado em JAVA, eu criei uma classe SIMPLES, com fins DIDÁTICOS, e a apresento para meus alunos. Assim, após ter ensinado sobre classes, objetos, construtores, instanciação, nos passamos a implementar os mesmos no corpo do meu programa MenuExemplo.



Para baixar meu exemplo, clique no seguinte link: http://br.geocities.com/julianommartins/MenuExemplo.java



Sugestões são bem vindas!



Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário