quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Técnicas de programação defensiva V

Continuando com os posts sobre programação defensiva, vamos para a quinta técnica:

Nunca deixe ninguém utilizar o que eles não deveriam utilizar!

Essa é fácil também. Quando estivermos programando algo, temos que pensar em proteger nossas coisas, ou seja, cuidar para que atributos, variáveis, classes, métodos, etc, possam ser utilizados somente por quem estiver autorizado a utilizar.

Como assim???

Falando mais praticamente, devemos limitar o escopo de nossos elementos ao menor nível possível. Por exemplo, devemos declarar atributos públicos, somente se realmente necessário.

Mas por que?

É simples. Imagine que deixando um atributo público, outras "pessoas" vão poder alterar seu valor, o mesmo vale para classes, métodos, etc... Isso não é perigoso? Alguem não pode alterar algo indevidamente? O correto é que você, em suas classes, tenha os métodos de acesso e alteração para os atributos da mesma, são os famosos getters e setters! Você deve ter os métodos de acesso aos seus atributos que garantam a persistência dos mesmos, ainda que seja uma classe simples, é muito importante criar os mecanismos de acesso no lugar de manter os atributos públicos.

É importante dizer que você não deve sair criando getters e setters indiscriminadamente, vale a pena a leitura deste artigo: http://blog.caelum.com.br/2006/09/14/nao-aprender-oo-getters-e-setters/.

Finalmente, vale a pena dar uma estudadinha nos modificadores de acesso do Java para implementar esta técnica mais eficientemente. Recomendo lerem esta página: http://www.javacamp.org/javaI/modifier.html.

É isso, cuide de suas coisas hein?!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário