quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O profissional mais valorizado

Vários alunos me perguntam qual o perfil de profissional mais valorizado no mercado. Se é uma pessoa que conhece muito de Java, ou se é um DBA, se é um cara que conhece .net, etc.

Primeiro: quando falamos mais valorizado, não estamos necessariamente dizendo que é o que vai ter o maior salário, ainda que isso possa ser verdade, o que queremos dizer, é que o profissional mais valorizado é o que tem maior liquides, é o que encontra emprego no mercado mais facilmente, que é disputado pelas empresas.

No meu ponto de vista, esse profissional é o T-Shaped! Mas WTF é esse tal de T-Shaped? É um tipo de profissional que combina a PROFUNDIDADE de conhecimento em algumas áreas com conhecimento abrangente.

Um exemplo prático é: Um profissional que conhece vários temas, dentre eles Project Management, Unix, Linux, Entreprise Systems, Redes, Indústria Automotiva (negócio), Arquitetura de TI, gerência de Sistemas e SOA. Dentro destes temas, o profissional conhece muito de redes, sendo especialista em Redes TCPIP, Segurança e Internet Banking.

Outro exemplo é um profissional que conhece muito bem Java, .net, Linux, Windows, etc. E este mesmo profissional é um ANIMAL em Java, conhecendo profundamente os frameworks de mercado, servidores de aplicação, etc.

A figura abaixo ilustra muito bem o profissional T-Shaped.




Falando-se em abrangência, o profissional deve ter um conjunto de habilidades distintas, saber de tudo um pouco mesmo, este é o perfil generalista. Tem que se manter informado sobre coisas novas e diversos assuntos, procurar aprender sempre. É importante conhecer também os negócios, por exemplo: como funciona determinado ramo. Também deve-se manter uma boa rede de contatos.

A profundidade diz respeito ao profundo conhecimento em assuntos relevantes, estar próximo as fronteiras do conhecimento no assunto e ser reconhecido como um expert no mesmo, ser procurado por pessoas quando este for o assunto.

Enfim, esta é a dica: Seja um profissional T-Shaped! Saiba um pouco de tudo, e tenha áreas nas quais seja reconhecido como Expert!

Enjoy!

2 comentários: