quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Saia da Zona de Conforto

Zona de Conforto é o mesmo que comodismo! Como um profissional pode crescer, aprender mais se ele está acomodado?

Uma das principais atitudes de pessoas que venceram na vida e são modelos para nós, é que elas são inquietas, pro ativas, estavam sempre procurando coisas novas. Se você procurar na história, não vai ver nenhum vencedor acomodado!

Oscar Schimidt por exemplo, foi o melhor jogador de basquete brasileiro por que sempre ficava mais tempo treinando. Uns falam que é talento. Não existe talento sem esforços. Não adianta um ser nascer com algum dom e não aprimorá-lo, explorá-lo, não sair da zona de conforto e ir para a zona de esforço.

A figura abaixo mostra as 4 zonas que temos na vida:

  • A Zona de Perigo deve ser EVITADA! É onde você não tem condições de operar e não tem ninguém para ajudar, você tem que saber quando estiver nela e principalmente saber sair dela.
  • Na Zona de Risco você precisará de ajuda para operar, tanto de ferramentas, pessoas, recursos, etc. Você nunca sabe se terá ajuda, então é bom evitar.
  • A Zona de Esforço é o local ideal para sempre estarmos, tente ficar aqui sempre! Desafie-se! Aqui você tem condições de operar sozinho. Por exemplo, aqui você consegue pesquisar um framework novo do Java, e você já conhece Java!
  • Já a Zona de Conforto deve ser evitada, saia daqui. Você já fez tudo que poderia ter feito, agora é hora de aprender mais, não seja acomodado!
É isso, o recado de hoje é: SAIA da zona de conforto!

2 comentários:

  1. Juliano
    Achei fatástica a contribuição, acabei de utilizar a figura para tomar uma decisão.
    abraços
    Guto - http://engenhariasoftware.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a ideia!
    parabens, agora é descobrir onde estou rsrs....

    ResponderExcluir