quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coca Cola migra de Oracle para DB2 (e fica muito feliz)


Recentemente foi publicado um artigo sobre a migração da Coca Cola de Oracle para DB2 no site Search Oracle em inglês. Fiz um resumo/tradução para vocês, ai vai:

Nesta ano(2009), no processo de upgrade do novo sistema SAP, a Cola Cola precisaria fazer um upgrade de seu banco de dados Oracle do 9i para o 10g para poder obter os benefícios e novos recursos do SAP.

Porém isso demandaria a compra significativa de novas licenças do Oracle, demandando um alto investimento, enquanto se fossem utilizar o DB2, o valor a ser investido seria bem menor.

Eles tinham a preocupação sobre a falta de conhecimento sobre o DB2, pois eles já estavam trabalhando com Oracle a mais que 10 anos.

Porém a IBM e a SAP ofereceram treinamentos que fizeram a curva de aprendizado ser extremamente curta e a Coca percebeu que a falta de conhecimento não seria impactante. A própria SAP forneceu ferramentas para a migração Oracle -> DB2.

A decisão da Coca Cola foi então migrar tudo que era possível para DB2.

O time que fez a migração foi composto por 4 funcionários da Coca Cola e 1 da IBM, durando em média 2 meses e meio.

Uma das bases de produção tinha aproximadamente 1 terabyte. Com a migração conseguiram 40% de compressão de dados. Provando assim as ótimas capacidades do DB2 em tratando-se de compressão de dados, tornando a mesma infra-estrutura que rodava Oracle, capaz de armazenar MAIS dados, reduzindo o custo de armazenamento dos mesmos.

O tempo de execução de processos batch foi reduzido em 65%.

O artigo cita outros fatos interessantes sobre a migração, que abriu precedentes para que outras fábricas migrem gradualmente, pois só obtiveram benefícios.

A frase mais importante que fica do artigo é:
"We have been pretty pleased with the performance, compression savings and things like the self-tuning memory with DB2," he said. "But now the DBAs doing the work have a lot more time to focus on SAP issues rather than Oracle issues."

Uma tradução indireta é: "Estamos muito felizes com a performance, compressão e coisas como tunning automático de memória do DB2", "Agora os DBAs não tem tanto trabalho com problemas do Oracle e podem se dedicar muito mais no SAP."

É isso ai pessoal. Aprendam DB2, vale a pena! Para quem quiser saber como começar, escrevi um post bem direto aqui! Vocês tem acesso a um livro em português grátis, podem baixar o DB2, tem acesso a suporte nos nossos fóruns, etc.

Enjoy!

2 comentários:

  1. Juliano,
    Já usamos o DB2 desde 2004 com SAP/R3 4.7 Retail aqui na empresa, fiz a migração para versão 9.5 e agora concluí o estudo para compactação, fiquei muito satisfeito com o resultado, mais gostaria de algum estudo de ganho de performance.
    Poderia me ajudar?

    Nossa base tem 4Tb e após a compactação estima um ganho de 40%.

    Obrigado
    Evandro C. da Silva

    ResponderExcluir
  2. Bem corajosa essa migracao, aposto que devem ter ficado uns oraclezinhos perdidos com o legado. Isso nao foi comentado... Ganho de 65% performance ? Com a mesma maquina ? Mesmos recursos ? Mesmas aplicacoes ?
    Conheciam um bom DBA de oracle ?

    ResponderExcluir